Bem vindos!

Esse blog destina-se a dividir experiências e conhecimentos através do andamento dos aquários e de artigos. O detalhamento da informação sobre montagem e manutenção, definindo as metas, resolvendo os contratempos e indicando soluções fazem desse blog um universo de interação com os visitantes que possuem ou pretendem ter aquários ou peixes semelhantes.
A participação através de comentários é muito bem vinda e torna às atualizações mais próximas aos anseios dos visitantes.


Faço parte do GCAQUA (Grupo Carioca de Aquapaisagismo)
Grupo do Rio de Janeiro voltado a competições no âmbito do aquapaisagismo.

Imagem

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Montagem do Móvel


- O Móvel
No caso do Saiko fiquei em dúvida entre móvel ou alvenaria. Estudei as formas e madeiras que poderiam ser usados para suportar mais de 1,4 tonelada e optei por usar caibros. São 14 caibros na vertical (colunas) utilizados para distribuir e sustentar a base superior.

Toda a estrutura feita com caibro emparelhado de Maçaramduba, a base do aquário com Compensado Virola Naval de 18mm, portas Compensado Virola Naval 15mm, sem cola e prego; apenas parafusos e barras roscadas. (é desmontável)
Detalhes do travamento com rebaixo para evitar "Balanços" e o travamento com parafuso francês bicromatizado (falta cortar)

Imagem

Detalhe das travas transversair com barra roscada de 5/16" embutida na maçaranduba.

Imagem

As travas acima foram perguradas por broca e em sua lateral por tupia, pois precisaria de uma broca longa com 63cm, o que ao meu ver é fora dos padrões e, praticamente impossível de se encontrar.

A parte da frente e de trás... já montadas (armações):
Imagem

Montagem do "esqueleto":
Imagem

Imagem

Móvel já com completo, mas sem acabamento:

Imagem

Painel elétrico:

Imagem

Início do acamento. Portas e móvel sendo selado com Seladora Extra e encerado na "boneca" (estopa de algodão). A cera foi feita artesanalmente com gasolina, cera de carnaúba, parafina e cera de abelha. A tonalidade foi alcançada com Xadrez em pó Vermelho e Marrom.

Imagem

Imagem

Lustrado por completo e puxadores em aço inox instalados:

Imagem

Furação da base para instalação da tubulação do sump.

Imagem

Devido ao comprimento do aquário dividi a tampa em duas, ou seja, são 2 tampas independentes.
O interior foi revestido com fórmica branca que eu tinha sobrando (por isso do remendo em uma delas).

Imagem

E, visando tornar mais eficaz a iluminação coloquei chapa de alúmio para refletir a luz:

Imagem

Esse móvel me tomou alguns meses para enfim ser concluído, mas até o momento não demonstrou qualquer problema ou fragilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário